A Educação como legado e como projeto futuro

21 de março de 2018

Reunião realizada na UFSM reforça histórico de investimentos dos governos Lula e Dilma pela educação e aponta para futuro projeto de governo que voltará a atender as demandas do setor

Lula reforça o compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade. (Foto: Ricardo Stuckert)

Já escrevemos aqui, mas nunca é demais repetir: ninguém na história do Brasil investiu tanto em educação, desde a pré-escola até a pós-graduação, quanto os ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. O reconhecimento pela transformação e desenvolvimento do setor durante o período de governos populares foi destacada na reunião que colocou em volta da mesma mesa Lula, Dilma Roussef, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, diretores da instituição e reitores de outras universidades federais do RS, entre outras lideranças do meio político e educacional.

– O saldo do encontro é positivo, tivemos liberdade de apresentar uma pauta recorrente das universidades e institutos federais que visa garantir que tenhamos o compromisso dos futuros candidatos em garantir a continuidade dos investimentos que estão sendo feitos”, declarou Burman a um jornal local após o encontro. “Pelo que vi, é estratégia do ex-presidente Lula manter recursos importantes na área da educação, ciência e tecnologia”, completou. As reivindicações do segmento foram apresentadas ao ex-presidente e hoje pré-candidato em uma carta assinada em conjunto pelos presentes.

O site do Partido dos Trabalhadores destacou na manhã de hoje que o encontro foi especialmente marcante para o líder do partido na Câmara, Paulo Pimenta, que percorreu quase toda sua trajetória acadêmica política dentro da UFSM. Já com 15 anos, era presidente do grêmio do colégio agrícola, foi presidente do DCE e atuou firmemente na luta para conquistar eleições diretas para reitor. “Estou muito feliz por ter esta oportunidade de acompanhar o presidente Lula e a presidenta Dilma em nossa universidade, que tem uma história de coragem, resistência e luta”, afirmou o deputado federal. “Tenho certeza de que nossa presença aqui hoje tem o objetivo de reafirmar nosso compromisso com o ensino público e gratuito nas universidades, o que acreditamos ser o caminho para construir o país que nós sonhamos.”

Presente, a presidente legitimamente eleita Dilma Rousseff, lembrou dos investimentos feitos pelos governos do PT e o profundo compromisso em construir um Brasil soberano e autônomo a partir dos investimentos em educação. Em sua fala, o ex-presidente Lula declarou sentir orgulho de ter ajudado a criar o partido político de esquerda mais importante da América Latina, e também o que mais fez pela educação. Na oportunidade, reiterou o que diz já há alguns meses de que, se for candidato e retornar à Presidência da República, irá também federalizar o Ensino Médio.

Ao deixar a universidade o ex-presidente agradeceu aos estudantes, trabalhadores e trabalhadoras e representantes dos movimentos sociais que o acolheram e realizaram a defesa da delegação frente as agressões propostas pelos manifestantes da extrema-direita fascista. Lula inspirou os presentes a seguir em luta. “Nós temos que levantar a cabeça. Não há como ficar de cabeça baixa num país que não tem mais soberania, em que o presidente não representa nada!”. Após o encontro, o ex-presidente seguiu para um ato na fazenda Santa Marta no início da noite.

 

(editado com informações do jornal Diário de Santa Maria e do site do Partido dos Trabalhadores)

 

Marcos Antonio Corbari | Jornalista

Rede Soberania | Instituto Padre Josimo | MPA

 

Foto: Ricardo Stuckert