A luta continua: Lula receberá apoio de líderes internacionais (Rede Brasil Atual)

9 de abril de 2018

“Já estão sendo agendadas visitas de líderes internacionais”, informou em nota neste domingo o Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Líderes internacionais visitarão Lula em Curitiba, onde está preso desde a noite deste sábado (7). “Já estão sendo agendadas visitas de líderes internacionais”, informou em nota neste domingo o Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia, que representa o campo progressista – sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais. As frentes devem transformar a capital paranaense em seu centro político. Na segunda (9), o PT fará a próxima reunião de sua executiva na cidade. Os dirigentes estão convocando a militância para fazer vigília permanente na cidade. A direção do partido adotará o discurso de que Lula é um preso político. “Não vamos sair de Curitiba. Nossa prioridade é a libertação dele”, diz a senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente da sigla.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, disse neste sábado (7), que serão feitas visitas diárias de representantes de sindicatos filiados à CUT, à sede da Polícia Federal em Curitiba, local em que o ex-presidente estará cumprindo a decisão judicial que o condenou sem provas no caso do tríplex do Guarujá.

“Vamos definir quais as categorias que estarão se revezando nessa vigília”, disse o dirigente que, em nota da executiva já havia orientado a militância cutista a resistir e lutar. Freitas enfatiza que o pedido de prisão “arbitrário e injusto” do ex-presidente Lula não acaba com a luta da classe trabalhadora por direitos e justiça social.

O Comitê em Defesa de Lula e da Democracia divulgou nota neste domingo sobre a mobilização em Curitiba:

Boletim 6 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 08/04/2018 – 11h30

1. Lula cumpre decisão judicial e passou da condição de vítima de perseguição judicial para a de preso político. Ele chegou a Curitiba às 22h e quando o helicóptero que o trazia pousou na sede da Polícia Federal já havia mais de mil pessoas lá para apoiá-lo, enquanto cerca de 60 militantes do ódio o hostilizavam no local.

2. O ex-presidente Lula ficou na companhia do advogado Cristiano Zanin Martins durante um longo período. Ele dormiu tranquilamente e não foi maltratado pelos agentes do local. Continua sereno e tranquilo. Sua força vem do carinho do povo e ela alimenta de volta esse sentimento.

3. A vigília em Curitiba de apoio ao maior presidente da nossa história será permanente. Já estão sendo agendadas visitas de líderes internacionais. Até o dia em que Lula for solto, milhares de pessoas passarão todos os dias pelo local que Sérgio Moro esperava que ficasse conhecido apenas como a cidade onde Lula cumpriu pena, mas na verdade se tornará um marco de peregrinação para todas as pessoas do Brasil e do mundo que lutam por justiça, democracia e pelo respeito aos direitos fundamentais.

4. Essa imagem – de milhares de pessoas expressando a solidariedade a um preso político na frente do local onde ele cumpre pena de forma ilegal e ilegítima – escapou aos cálculos do juiz Sérgio Moro, o mesmo que, durante uma palestra de uma hora na Câmara dos Deputados, citou os Estados Unidos 15 vezes*. Para tristeza dos interesses ianques e da direita fascista do Brasil, Sérgio Moro transformou Lula num mártir vivo, num símbolo do que as elites são capazes de fazer para impedir que o povo seja tratado com respeito e dignidade pelos governantes.

5. Por falar em fascismo, a Polícia Federal mostrou a sua truculência na mesma hora em que o helicóptero com Lula pousava. Mais de duas dezenas de pessoas – inclusive crianças e idosos – se feriram com o ataque da PF com bombas de gás. Há toneladas de vídeos e fotos na Internet que expõem ao mundo o nível de violência da polícia brasileira. Foi registrado boletim de ocorrência no 4º Distrito Policial de Curitiba e a seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil vai acompanhar o inquérito que será aberto na segunda-feira para apurar o caso.

6. Às 15h de hoje, em Curitiba, será realizada uma entrevista coletiva – com transmissão ao vivo pela Internet – sobre a violência da PF contra a vigília e outros assuntos relacionados à defesa de Lula (este vídeo foi compartilhado pela Rede Soberania)

7. Ao longo do dia são esperadas muitas caravanas de apoiadores de Lula vindas de várias cidades ao redor de Curitiba. Somente do estado de Santa Catarina já estão confirmadas mais de mil pessoas.

8. O juiz Sérgio Moro, os procuradores da Operação Lava-Jato e os policiais federais de Curitiba pensaram que seriam os carcereiros de Lula, mas na verdade vão ser os carteiros do povo brasileiro para o maior símbolo da luta popular que já existiu no Brasil. Cartas para o Lula podem ser enviadas ao seguinte endereço:

Superintendência Policia Federal
Para Luiz Inácio Lula da Silva
R. Profa. Sandália Monzon, 210 – Santa Cândida, Curitiba/PR
CEP: 82640-040

Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
#Boletim 6 – 08/04/2018 – 11h30