Felicidades Gegê guerreiro!

10 de agosto de 2018
Autor: Adi Spezia

Foto: Adilvane Spezia

Gegê descobriu a luta ainda menino, quando viu o patrão de seu pai intimidar a família com revolver em coldre para que “cedessem” a terra onde plantavam seu alimento para servir à sua criação de gado. “Estávamos próximos de receber a colheita de milho e feijão que semeamos e ver que aquilo iria virar alimento das vacas e não de quem ali na roça trabalhou, eu pensei: ‘o que nós vamos fazer para resistir?’. Daquele momento pra cá não saí da luta”, lembra-se.

Da mesma forma que viveu toda a sua vida, Gegê comemora seus 69 anos em luta, quando também quando completa 11 dias em greve de fome, compartilhados com outros seis companheiros. “Estão tirando direitos muito maiores do que um prato de comida, nossos direitos de viver com dignidade, estamos sem educação, sem saúde. E isso é fome! E essa fome que estamos passando aqui será para que esse povo possa estar realmente liberto, possa ter direitos”, acredita.

Em ato de cuidado e acolhida, amigos realizam uma surpresa ao manifestante com direito à cantoria, poesia e um “bolo” de água e soro, únicos alimentos permitidos aos grevistas. O breve momento de descontração relembrou a trajetória de luta e legado de Gegê, inspiração ainda presente na luta pelos direitos do povo brasileiro.

Ao companheiro

Lá de Catole do Rocha
Praça de guerra seu norte
Paraibano nordestino
Caboclo do sangue forte
Veio ao mundo pra lutar
No intuito de derrubar
Esse sistema de morte

O camarada que falo
É o senhor Luiz Gonzaga
Mas não é o sanfoneiro
Que todo mundo propaga
É um lutador destemido
Que pelo povo tem vivido
Isso em você não se apaga

Por Gegê mais conhecido
Digno de homenagem
Por sua luta, sua história
No legado grande bagagem
No desafio põe o nome
Enfrenta a greve de fome
Demonstrando sua coragem

Misturamos poesia
Com a luta e o calendário
Pra desejar força e fé
Paciência é necessário
Isso para vir dizer
Ao camarada Gegê
Um feliz aniversário