Dia Internacional da Alimentação: Cooperbio e MPA promovem ações de partilha de alimentos do campesinato
Por: Marcos Corbari
Alimentos produzidos pela base do MPA foram compartilhados com instituições, casas de saúde e famílias carentes
Marcos Corbari / Jornalista
A Cooperbio – cooperativa camponesa composta por famílias da base do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) – se somou nesta última semana às ações de mobilização e reflexão acerca do Dia Mundial da Alimentação e da Soberania Alimentar*, celebrado em 16 de outubro. Atividades de partilha de alimento e de informação foram praticadas pela organização, que tem sede na Linha Tesoura, interior de Seberi, RS.
– Já é uma ação tradicional para o MPA e demais movimentos sociais ligados à Via Campesina a promoção de mobilizações e atos em vários países para ampliar a demanda pela Soberania Alimentar, denunciar a expansão destrutiva e violações dos direitos humanos promovidas pelas corporações transnacionais do agronegócio, que ampliam a fome e a insegurança alimentar -, expressa Marcos Joni Oliveira, presidente da Cooperbio.
Em 2022 a opção dos agricultores familiares e camponeses da região foi fortalecer as ações de solidariedade, que já vinham sendo praticadas desde o agravamento da crise social que conduziu o país de volta ao mapa da fome. “Nós trabalhamos dia a dia, cultivando a terra, para produzir alimentos saudáveis, sem veneno, de modo a poder estender a nossa mesa para os trabalhadores e trabalhadoras da cidade”, explica Sirlei da Silva, que contribuiu com frutas e hortaliças agroecológicas para as ações de partilha desenvolvidas pela Cooperbio.
Os organizadores locais das atividades relembram que a data referencial, de 16 de outubro, foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. “Hoje há uma compreensão geral de que mais de 70% da alimentação que de fato chega até a mesa da população é produzida pela agricultura familiar e camponesa, uma vez que os grandes do agronegócio se dedicam exclusivamente às comodities, então não há como esperar que outras pessoas que não a nossa base social vão se envolver nessas atividades de solidariedade militante, compartilhando os alimentos e convidando os companheiros e companheiras dos municípios a refletir acerca do direito humano à alimentação”, acrescenta Oliveira.
Segundo os dados deste ano do relatório divulgado pela FAO, lançado em conjunto com outras entidades que conformam a Organização das Nações Unidas (ONU), existem atualmente ao menos 828 milhões de pessoas passando fome em todo o mundo, e cerca de 30% da população global não tem acesso à alimentação adequada. No Brasil já são mais de 33 milhões de pessoas em situação de fome e pelo menos 45 milhões que não tem acesso adequado à alimentação digna.
Reconhecimento
As atividades desenvolvidas em função do Dia da Alimentação e da Segurança Alimentar viabilizaram a doação de alimentos agroecológicos para organizações de assistência social na região, casas de saúde e famílias carentes. Alguns exemplos de beneficiados com as doações – que envolveram hortifrutigranjeiros, cereais, ovos orgânicos entre outros itens – são estes: o Lar dos Deficientes Físicos de Frederico Westphalen, a Sociedade Hospitalar de Caiçara, o Hospital São Gabriel de Ametista do Sul e um grupo de aproximadamente 40 famílias no Bairro São José em Seberi.
A nutricionista Marinice Boscardin, da Sociedade Hospitalar de Caiçara, agradeceu a doação de alimentos como ovos, mandioca, batata doce, repolho, verduras variadas, beterraba, feijão preto e carioca: “A doação destes produtos é de extrema importância pra instituição, pois proporcionam aos pacientes uma alimentação de qualidade balanceada, sendo mais seguros para a nossa saúde, além de gerar economia financeira, diminuindo o gasto mensal com aquisição de produtos”, afirmou a responsável pelo setor de Nutrição do hospital.
Projetos desenvolvidos
A Cooperbio tem viabilizado sua atuação através de linhas distintas de ação, a destacar a pesquisa e desenvolvimento de insumos e técnicas de cultivo para a agroecologia e agricultura orgânica, as atividades de formação e capacitação continuada voltadas à educação ambiental, agroecologia e cooperação, assim como as ações de preservação do meio ambiente e conscientização ecológica.
Ao longo de mais de uma década de implantação da sede e centro de formação em Seberi, diversos projetos foram desenvolvidos, atraindo recursos para o município e região e deixando importantes legados de modo especial para as mais de duas mil famílias camponesas que compõem sua base. Atualmente a direção da cooperativa destaca uma parceria com a Eletrobras, que está viabilizando atividades de formação, divulgação e recomposição de áreas degradadas com a implantação de agroflorestas.
* O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro. A data, que faz referência à criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945, busca refletir a respeito do quadro da alimentação no mundo. – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/dialogos-publicos/2022/10/16/dia-mundial-da-alimentacao-brasil-tem-33-milhoes-de-famintos.htm?cmpid=copiaecola