Em vídeo refletindo o cenário eleitoral, Dom Roberto Paz alerta para o perigo do facismo e do totalitarismo
Por: Marcos Antonio Corbari
Bispo de Campos, no RJ, compartilhou em suas redes sociais vídeo onde defende os direitos humanos e afirma que quem se mostra contrário à cultura da não-volência não pode se dizer cristão
O bispo católico Dom Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, da diocese de Campos, RJ, compartilhou em seu perfil no Facebook um video onde aborda o processo eleitoral que está em andamento no país e propôs aos católicos e demais cristãos uma reflexão sobre a não-violência como estilo de vida na política. Para o dirigente religioso, todos devemos permanecer em alerta para os perigos do facismo. Relembrou até mesmo as recentes declarações do Papa Francisco, onde o pontífice fez críticas veementes aos expedientes do totalitarismo, hoje defendidos em amplo espectro por uma candidatura à presidência da república no Brasil.
– O cristão não pode se permitir que o ódio tome o lugar de seu coração -, ponderou Dom Roberto. “O ódio, a amargura, o ressentimento e as palavras discriminatórias tornam-se hábitos”, ponderou ao relembrar que um dos maiores crimes contra a humanidade – o holocausto – iniciou com palavras, “quando alguns passaram a chamar de ratos os nossos irmãos judeus”.
A radicalização do discurso de personalidades do mundo político como o candidato Jair Bolsonaro e o seu vice, general Hamilton Mourão, que em reiterados momentos procuram desconstituir a legitimidade dos Direitos Universais do Ser Humano e pregar a utilização da violência como única resposta para os problemas sociais também mereceu atenção do bispo. “Quem acha que uma pessoa, por ser infratora, não tem mais dignidade humana, não pode ser chamado de cristão”, afirmou com veemência. “Direitos Humanos não são um manual para um grupo seleto defender bandidos como alguns estão afirmando, trata-se de algo que intrínseco a nossa identidade enquanto seres humanos, nós não podemos coincidir com aqueles que negam ou que querem os retirar”, completou.
Ao finalizar, Dom Roberto Paz relembrou a mensagem original dos Evangelhos, afirmando que “Cristo morreu para nos salvar, para nos reconciliar, para nos perdoar”. O bispo católico arrematou sua fala fazendo uma apelo “em defesa da democracia, da paz e da justiça social”.
Veja o vídeo original através do perfil de Dom Humberto no Facebook CLICANDO AQUI.
Marcos Corbari
ICPJ | MPA | BdF-RS | Rede Soberania