Inscrições para o 13º Prêmio Lila Ripoll de Poesia permanecem abertas até 30 de maio


O Prêmio Lila Ripoll de Poesia, instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2004, está com inscrições abertas até 30 de maio. O prêmio, que está na sua 13ª edição, tem como intuito fomentar o desenvolvimento cultural e estimular a criação artística, por intermédio da divulgação e valorização da poesia dedicada às causas sociais e às questões de gênero, bem como dar visibilidade a novos talentos literários.

Inscrições
As inscrições devem ser efetuadas enviando poesias para a caixa de correio eletrônico lila.ripoll@al.rs.gov.br , e o regulamento do certame pode ser consultado clicando aqui. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (51) 3210-1118 e 3210-1112.

Os candidatos podem apresentar até três poesias inéditas, envolvendo a temática das causas sociais e questões de gênero, contendo, cada uma, no máximo 14 (catorze) versos ou linhas.

As poesias deverão ser digitadas em arquivo de editor de texto na fonte “Times New Roman” com tamanho 12 (doze), página formato A4, contendo no máximo 14 (catorze) versos ou linhas, em língua portuguesa, apenas identificadas pelo pseudônimo e título no topo da página de cada poesia;

As poesias deverão ser gravadas em um mesmo arquivo eletrônico cuja denominação consistirá no seu pseudônimo seguido da palavra “poesia” separada por hífen, como por exemplo, “rosadosventos-poesia.doc”;

A identificação do autor da poesia consistirá em um outro arquivo eletrônico de texto, cuja denominação consistirá no seu pseudônimo seguido da palavra “identificação” separado por hífen, como por exemplo, “rosadosventos-identificação.doc”, e deverá conter:

  1. a) nome completo e breve currículo;
    b) endereço completo;
    c) telefone para contato;
    d) e-mail alternativo;
    e) profissão; e
    f) como tomou conhecimento do Concurso;

Seleção e premiação
A Comissão Organizadora designará a Comissão Julgadora, formada por cinco representantes de entidades ligadas às áreas da cultura e da literatura, tendo essa o poder soberano de selecionar e premiar as três melhores poesias com medalha e diploma e distinguir as dez subsequentes com menção honrosa.

As poesias vencedoras serão publicadas pela Assembleia Legislativa sob a forma de separata, com previsão de lançamento e distribuição gratuita no estande da instituição, durante a Feira do Livro de Porto Alegre.

Lila Ripoll
Gaúcha de Quaraí, Lila Ripoll viveu de 1905 a 1967. Foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Colaborou para diversos jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, como o “Correio do Povo” e “A Tribuna Gaúcha”, e foi candidata a deputada pelo PCdoB. Um de seus livros dedicados a protestar contra desigualdades, “Novos Poemas” (1951), levou a poeta a receber o “Prêmio Pablo Neruda da Paz”.

 


© Agência de Notícias Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa.

A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.