Pedro Munhoz homenageia mártires de Eldorado Carajás
Por: Marcos Corbari
A data de 17 de abril é reconhecida como o Dia Internacional da Luta Camponesa. Neste dia, 26 anos atrás, aconteceu o massacre de Eldorado Carajás, onde 19 trabalhadores rurais sem-terra foram covardemente assassinados por policiais militares no estado do Pará.
Demarcando este dia e resgatando a memória destes mártires da luta pela terra e de muitos outros e outras que tombaram pela mão da violência – seja pelo estado repressor ou pelo latifúndio sanguinário -, o trocador Pedro Munhoz apresenta através dos canais da Rede Soberania uma nova interpretação da canção “Procissão de Retirantes”, composta em parceria com Martin César.
Neste vídeo a interpretação de Munhoz, na tradicional versão voz & violão, é intercalada por imagens do cinegrafista Osvaldo Araújo, que na época cobria o fato para uma emissora local. As imagens, na íntegra, estão disponibilizadas no canal de Araújo no youtube.
“Passaram-se 26 anos, mas seguimos honrando o legado de luta e sacrifício destes e de tantos outros companheiros e companheiras que tombaram na luta pela construção de uma sociedade com mais justiça social, dignidade, igualdade e fraternidade para todos”, relata Munhoz.
“Procissão dos Retirantes” foi composta para o I Festival da Reforma Agrária, realizado em Palmeira das Missões (RS), em fevereiro de 1999. Foi a vencedora daquele festival e desde então tem sido interpretada por músicos populares nos quatro cantos do Brasil e até no exterior sempre que se relembra o martírio de lutadores e lutadoras pela pauta da reforma agrária.
“Por tudo isso nós reafirmamos a cada vez que tocamos essa canção: por cada um de nossos mortos, nenhum minuto de silêncio, mas uma vida inteira de luta. Mártires de Eldorado Carajás: Presente! Presente! Presente!”.