Seca no Pampa: camponeses pressionam e governos marcam audiências
Dirigentes vão apresentar pauta de reivindicações ao governos do estado e federal nessa quarta-feira, 18
Depois de um dia de intensas manifestações na região sul do Rio Grande do Sul, os movimentos sociais do campo, integrantes da Via Campesina, confirmaram o agendamento de audiências em Porto Alegre e Brasília para que sejam apresentadas e debatidas as reivindicações dos camponeses junto aos governos do estado e federal.
Na capital federal o ministro Carlos Marum, responsável pela pasta da coordenação política, vai receber os dirigentes dos movimentos na parte da manhã, em audiência marcada para as 9h30min. Em Porto Alegre a conversa se dará com o chefe da Casa Civil, Cleber Benvegnú, às 14 horas.
Na pauta de reivindicações está presente o tema da seca que assolou a região do Bioma Pampa e a necessidade de ações emergenciais junto às famílias camponesas atingidas, a continuidade do Programa Camponês e a retomada das ações da reforma agrária.
Conforme apurado junto aos dirigentes, o agendamento das audiências não garante que as manifestações serão encerradas. Os trabalhadores e trabalhadoras do campo seguirão mobilizados e em marcha, até que as suas reivindicações sejam reconhecidas pelas instâncias de governo.