XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
“Caminho se faz caminhando.” (Paulo Freire)
A educação popular tem se feito e realizado nos passos da caminhada de tantas e tantos educadores freirianos pelo Brasil e mundo a fora. Assim, alguns destes educadores, vindos de vários Estados brasileiros estiveram reunidos durante os dias 03,04 e 05 de maio, no Campus da Universidade do Vale dos Sinos, Unisinos São Leopoldo, onde aconteceu o XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, o fórum teve por tema “Legado e presença de Paulo Freire no Rio Grande do Sul”.
O Fórum teve como objetivo promover um encontro de estudos, diálogos e de reflexão crítica sobre o tipo, as repercussões e as influências da presença de Paulo Freire no RS. Onde para tanto, foram apresentados trabalhos realizados acerca dessa temática, propiciando assim discussões, problematizações e sistematizações sobre o legado do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire e suas relações com os múltiplos espaços educativos (educação escolar e não escolar), mediados por eixos temáticos que nos permitiram a produção de conhecimento que contribua para as nossas práticas educativas, tanto no âmbito individual como coletivas.
A 20ª edição do Fórum Paulo Freire contou com a presença de Professora Ana Maria Saul. A educadora trabalhou com Paulo Freire por 17 anos na USP e na Secretaria de Educação de São Paulo, quando Freire foi então responsável pela pasta (1989-1992). A professora coordena a Cátedra Paulo Freire dessa instituição (USP), onde desenvolve ensino e pesquisa. Orienta e desenvolve pesquisas sobre: políticas públicas, currículo, formação de educadores, pensamento freireano e avaliação educacional. É coordenadora do Grupo de Pesquisa: O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira. A pesquisa desse grupo visa a identificar e analisar a influência do pensamento de Paulo Freire na educação pública brasileira, a partir da década de 1990. Objetiva, também, colocar à disposição de gestores e pesquisadores o trabalho de redes públicas de ensino pautadas em referenciais freireanos. Essa pesquisa articula pesquisadores de 14 PPGEs sediados em 11 Estados, em diferentes regiões do Brasil. Pesquisadora nível 1 do CNPq é também Coordenadora da Rede Freireana de Pesquisadores (www.redefreireana.com.br). Além de partilhas os resultados das atividades de estudos freirianos que coordena a professora partilhou detalhes da sua convivência com Freire, fazendo memória das práticas, fazeres e pensares de Freire.
Durante o fórum foi também realizado o lançamento da 4ª edição Ampliada e Revisada do Dicionário Paulo Freire com autoria de Danilo Streck, Euclides Redine e Jaime José Zitkoski, publicado pela editora Autêntica.
Nestes dias de memória, reflexão, estudos e atualização do pensamento de Paulo Freire, foi possível sentir sua presença e legado: nas pessoas e coletivos (Coletivo Indígena, NEAB, EcoFeira, EcoSol) que se engajaram no círculo cultural, cantando rap, declamando poesias… partilhando de si e do alimento de corpo e alma; nas/os representantes dos Movimentos Sociais Populares pela emocionante participação na Mesa dos Movimentos Sociais Populares (Movimento das Mulheres camponesas – MMC, LGBT, Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, Economia Solidária e Comunidade Kaigang); nas apresentações de trabalhos e eixos temáticos que permitiram atualizar seu pensamento, reinventando práticas, enfrentando dificuldades e desafios na construção de uma educação libertadora.
Michele Corrêa*
Graduanda em Filosofia na UFPel
Militante dos Movimentos Sociais (PJ e MPA)