11: Envelhecimento da população do Campo
Autor: Frei Sérgio Görgen
Autor: Frei Sérgio Görgen
Este artigo faz parte da série temática “A gente não quer só comida”.
Assista também a reflexão em vídeo sobre este tema, no canal de Frei Sérgio no Youtube.
Há um sentimento comum entre as famílias camponesas do Brasil, com poucas exceções, em algumas regiões, de que a população rural envelhece a passos largos. Esta constatação é confirmada pelas estatísticas oficiais e o envelhecimento da população camponesa é uma realidade. Isto dificulta a reprodução social, enfraquece as comunidades, reduz a convivência, interrompe a transmissão de sabedorias seculares que se dá através da oralidade entre as gerações, reduz a capacidade produtiva, traz impactos negativos na capacidade criativa e tende a reduzir a capacidade inovadora na produção camponesa.
Este não é só um problema para o campo. É um problema para o Brasil. É a população camponesa que produz os alimentos que abastecem a mesa do povo.
Por isto é necessário, para o desenvolvimento do país e para garantir o abastecimento de alimentos, rejuvenescer o campo, inverter a lógica do êxodo, criar estímulos para manter e garantir o retorno da juventude ao campo.
O trabalho de formação e organização com a juventude camponesa é decisivo, visando sua permanência, com qualidade de vida.
Por isto nosso desafio é construir os caminhos para uma Nova Geração Camponesa, como projeto de vida boa no campo e como projeto de Nação.