Zanin: Conservadorismo x Consciência de Classe
Letícia Chimini[1]
A esquerda também é permeada de conservadorismo. Sim, me desculpem a acidez. Parte dela, especialmente o segmento mais burocrático e tecnicista, acredita que deve prestar mais contas à burguesia do que ao povo. Acabei de ouvir alguém dizer: “Nos enganamos ao pensar que Zanin era de esquerda. Ser ‘antilavajatista’ não significa necessariamente ser de esquerda; é uma questão de bom senso!” Deixo essa afirmação para nossos debates e reflexões, afinal, esse é o propósito deste e de outros escritos.
Na ânsia de se distanciar do aspecto ideológico e, de certa forma, justificando que sua nomeação não tem relação com o presidente progressista que o indicou, ele denota e fundamenta seus votos[2] com base estritamente técnica. Como se o conhecimento técnico e científico não tivesse qualquer inclinação política ou ideológica. Seria supérfluo relembrarmos o óbvio? Quem criou o ordenamento jurídico vigente e hegemônico?
O que podemos esperar do judiciário, cuja gênese nasce atrelada a defesa da propriedade privada? Defender as resistências que impõem limites ao capital poderia até ser visto como subversivo para um operador do direito. Me perdoem os raros que o fazem, mas aqui tratamos da regra e não das exceções.
No entanto, a desilusão paira pela suposição e pelo fato de que se trata de alguém que testemunhou, de muito perto, uma das injustiças mais evidentes da história – uma entre muitas – e compreendeu as verdadeiras razões estruturais por trás disso, esperaríamos que esse operador do direito tivesse internalizado algum aspecto da consciência de classe.
O golpe contra a presidenta Dilma em 2016, agora considerado inocente das acusações fiscais, e a prisão de Lula, com todas as crueldades da Lava-Jato liderada por Moro e Dallagnol, que resultaram nas adversidades vividas e ainda enfrentadas pelo povo brasileiro em seis anos de governos contrários ao povo, deveriam ter mexido com a consciência coletiva, se não da classe, ao menos em defesa intransigente dos direitos humanos.
Consciência de classe leva à auto-organização de sujeitos da história que buscam intervenção revolucionária, preocupados, como diz Netto (2011, p. 59)[3], “com a consciência dos fins e a ciência dos meios”, cuja estratégia fim é a ruptura da ordem capitalista, dessa engrenagem que mói vidas e ameaça o futuro da humanidade. No sentido concreto, não haverá recursos naturais suficientes para o sustento da vida.
As resistências colocam limites ao capital que tem imposto a violência sobre aqueles e aquelas que ousam estabelecer barreiras a ele. Essa violência, denunciada pelos povos indígenas e pelos movimentos sociais populares, conformou a realidade brasileira e estruturou desigualdades nos territórios rurais e urbanos. Militantes sociais, ambientalistas, indigenistas, organizados em todos os cantos desse país seguem na luta de classe, abrangendo os diversos aspectos da vida que constituem a categoria política ao contrário do que apregoa o conservantismo.
O conservadorismo e o reformismo integrador deixam a ‘questão social’ fora da consciência política e satisfazem plenamente os interesses da burguesia – capital – que, mascarado pela democracia, “deseja uma luta sem luta e, quem sabe, sem classes”, fazendo memória aqui ao imprescindível Ruy Mauro Marini (2013, p. 253).[4]
O povo organizado e consciente de seu papel continuará a promover e fortalecer a luta coletiva e a própria consciência coletiva. Militantes sociais com formação técnica e consciência de classe, ao ingressarem em instituições públicas e espaços políticos de decisão e disputas de narrativas, orçamentos, planejamento e operacionalização de políticas públicas e sociais, precisam se unir em forças contra-hegemônicas e acumular para exercer, manter e competir pelo poder político em uma sociedade que não é apenas a soma das partes, é muito mais do que um conjunto de indivíduos, como salienta Osório (2014)[5], principalmente porque o destino social de alguns determina o destino de outros. É isso que esperávamos de Zanin e que esperamos de todos e todas que possam corroborar, de alguma forma, com a estratégia que culmine na emancipação humana do povo brasileiro.
[1] Assistente Social, Mestra em Desenvolvimento Regional (UNISC), Doutora em Serviço Social (PUCRS), Militante do MPA.
[2] Zanin vota contra reconhecimento de violência policial a indígenas de MS. Em abril deste ano, a Apib acionou o STF para tentar conter a violência policial contra indígenas Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul https://correiodoestado.com.br/politica/contrariando-a-esquerda-zanin-vota-contra-reconhecimento-de-violencia/419306/
[3] NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
[4] MARINI, Ruy Mauro. Subdesenvolvimento e revolução. 4. ed. Florianópolis: Insular, 2013.
[5] OSÓRIO, Jaime. O Estado no centro da mundialização: a sociedade civil e o tema poder. São Paulo: Expressão Popular, 2014.